quinta-feira, 23 de julho de 2009

DEUS É COMO UMA TV...

EU SOU O QUE SOU
EXODO 3.20

No início desta semana enquanto assistia a um programa noturno na rede Band, três apresentadores dialogavam entre si até que um deles lançou a pergunta: "como é Deus pra você?", ao que a resposta foi: "pra mim Deus é como uma TV, energia pura!"
Ok, críticas à parte sobre essa visão de Deus como uma "energia" impessoal, etc etc etc, o que me chamou a atenção é o fato que muitos cristãos inconscientemente tem a mesma visão acerca do SENHOR.
Não digo a mesma visão d´Ele como uma simples energia que a tudo e todos envolve, mas como algo que está ali para atender aos interesses daquele que o possui, que com um simples gesto o muda conforme seu próprio gosto.
O cristianismo moderno com todas suas manias e vícios de um evangelho adaptado ao gosto do cliente tem fixado cada vez mais essa idéia acerca do Altissimo e sua forma de relacionar com seus servos. Deus está à minha disposiçao 24 horas por dia para atender-me em todos meus caprichos. Vejo a face de Deus que me interessa, assim como na TV, se algo não me agrada, mudo de canal; com Deus me volto apenas para aquilo que é conveniente para mim. Ligo e desligo Deus com minha oração da fé, enquadro Deus dentro dos meus interesses e o uso conforme a conveniência. Quando não é de meu interesse, Ele fica ali no canto da sala.
Cada vez mais tem sido subtraída da fé moderna o conceito de Deus como Senhor de tudo e todos, que tudo faz conforme sua vontade. Pregadores, tele-evangelistas, missionários e toda espécie de profetas modernos fixam cada vez mais este conceito, abandonando e esquecendo o fato de que quem manda, quem diz o que é e o que não é e quem dirige o mundo é Deus!
Esse conceito só faz enfatizar o que Adão sonhou e buscou -e consequentemente foi a razão de sua queda- que é o homem ser dono de seu próprio nariz, não tendo que prestar contas a ninguém, antes fazendo sua vontade ser imposta e cumprida em todos seus desejos.
Nem por isso Deus deixa de ser SENHOR, graças a Deus por isso. Mas uma fé sem esse conceito bem enraizado é uma fé doente. É uma fé que questiona quando as coisas não ocorrem da forma como ele próprio "determinou", que questiona porque aquilo que "tomou posse" nunca se fez seu de verdade, e em consequencia os frustrados espiritualmente tem suas fileiras cada vez mais engrossadas.
Entendamos e apliquemos em nossas vidas a verdade que o SENHOR de tudo e de todos é o prório Deus, não o eu, meu ego, minha vontade, muito menos meu mundinho.
Moisés perguntou a Deus quem deveria ele dizer ao povo que o havia enviado, e a resposta de Deus foi curta: o Eu Sou! Aquele que é por si mesmo, que não depende de nada e de ninguem para existir. Pelo contrário, Aquele que por si sustenta e mantém em existência todas as coisas que Ele criou.
Deus não é uma TV para ser controlado conforme minha vontade. Deus é SENHOR e ponto final.
Leitura do dia: Salmo 50 / Salmo [59, 60] ou 66, 67 / 1 Samuel 28:3-20 / Atos 15:1-11 / Marcos 5:1-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário