Livro muitisimo comentado e noticiado na mídia evangélica, Feridos em Nome de Deus, da jornalista Marília de Camargo César, foi minha leitura da semana.
Indicado por um amigo muitissimo próximo, encontrei-o por acaso. Em todas as livrarias que procurava, não encontrava. Sempre esgotado. Por acaso, passando pelo Largo de São Francisco (SP), ao esconder-me da chuva numa livraria ali situada, por curiosidade perguntei se tinham a referida obra. Tinham sim, um último, mas tinham.
Literatura em mãos, passei a "devorá-lo".
É um livro de leitura leve -não tem termos teológicos, não se preocupa com aprofundamento teológico nem polêmicas doutrinárias-. O objetivo inclusive não é este. O fim do escrito é expor casos selecionados de pessoas que, usando o termo empregado pela escritora, sofreram abuso espiritual. Mostra a realidade de cristãos que padeceram nas mãos de lideranças más -fossem essas "lideranças", conscientes disso ou não-. Mostra as consequencias dessa experiência na vida de cada indivíduo e só confirma o fato que tanto se quer negar: é bem mais comum do que se imagina.
A obra vem somente expor a realidade da igreja evangélica moderna. Novas comunidades regidas por um único individuo que guia tudo e todos conforme sua propria vontade. Um pastoreio que coloca os objetivos acima do indiviuo, esmagando o coração de alguém que está ali sinceramente.
O que mais me chama a atenção na obra, e de fato, calou minha boca, foi o fato de a jornalista Marília de Camargo César dedicar 1 capítulo a pastores que também foram feridos espiritualmente. Penultimo capítulo do livro, 1 página antes de chegar ao mesmo, pensava comigo mesmo: "tudo bem, mas tem muito pastor arrebentado por aí. Tem muito pastor que foi moído por uma liderança doente, uma igreja doente, um povo doente...". Voilà, lá estava.
É um livro que indico. Quem quiser le-lo como obra polemica, desista. Não o é! Ela só faz expor a realidade que tantos apontam e muitos mais ignoram. Leia-o para confirmar aquilo que, acredito, você já sabe: tem muita gente arrebentada por picaretas, que não quer mais saber de Deus, de igreja, da irmandade evangélica... tudo por causa de pasotres miseráveis e salafrários que dizem fazer o que fazem em Nome de Deus, e no nome dele justificam seus atos sujos.
Boa leitura.
Feridos em Nome de Deus.
Marília de Camargo César
Ed. Mundo Cristão
Leitura do dia: Salmo 40, 54 / Salmo 51 / 1 Samuel 31:1-13 / Atos 15:12-21 / Marcos 5:21-43
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Geisel!
ResponderExcluirOtima dica e ótima resenha. Vou buscar o livro.
Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.
Vamos nos seguir. Te vejo por lá!
A Paz e o Bem!
Abraços,
Danilo Fernandes
http://www.genizahvirtual.com/
Li o livro e recomendo.
ResponderExcluirPara completar o tema, sugiro as seguintes leituras: Supercrentes e Evangélicos em crise, de Paulo Romeiro, Neuroses ecelsiásticas, de Karl Kepler. São temas que estão muito ligados.
A paz do Senhor Jesus,
ResponderExcluirExcelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!
Aproveito a oportunidade
Para lhe convidar para ser
Mais um amigo da “ROCHA”
www.afamilianarocha.blogspot.com
www.cristinaalvescantora.blogspot.com
Fique com Deus!
Parabéns meu querido irmão, pelo compromisso da excelência em cada matéria postada.
ResponderExcluirQue o doce Espírito Santo continue a usá-lo como vaso de bençãos.
É uma honra apreciar excelentes mensagens.
Uma semana abençoada ao amado irmão e família.
Muita paz e saúde.
Deixo o convite para visitar-me e participar do meu humilde blog, será uma honra tê-lo como seguidor.
Em Cristo,
***Lucy***