sexta-feira, 24 de julho de 2009

FERIDOS EM NOME DE DEUS

Livro muitisimo comentado e noticiado na mídia evangélica, Feridos em Nome de Deus, da jornalista Marília de Camargo César, foi minha leitura da semana.
Indicado por um amigo muitissimo próximo, encontrei-o por acaso. Em todas as livrarias que procurava, não encontrava. Sempre esgotado. Por acaso, passando pelo Largo de São Francisco (SP), ao esconder-me da chuva numa livraria ali situada, por curiosidade perguntei se tinham a referida obra. Tinham sim, um último, mas tinham.
Literatura em mãos, passei a "devorá-lo".
É um livro de leitura leve -não tem termos teológicos, não se preocupa com aprofundamento teológico nem polêmicas doutrinárias-. O objetivo inclusive não é este. O fim do escrito é expor casos selecionados de pessoas que, usando o termo empregado pela escritora, sofreram abuso espiritual. Mostra a realidade de cristãos que padeceram nas mãos de lideranças más -fossem essas "lideranças", conscientes disso ou não-. Mostra as consequencias dessa experiência na vida de cada indivíduo e só confirma o fato que tanto se quer negar: é bem mais comum do que se imagina.
A obra vem somente expor a realidade da igreja evangélica moderna. Novas comunidades regidas por um único individuo que guia tudo e todos conforme sua propria vontade. Um pastoreio que coloca os objetivos acima do indiviuo, esmagando o coração de alguém que está ali sinceramente.
O que mais me chama a atenção na obra, e de fato, calou minha boca, foi o fato de a jornalista Marília de Camargo César dedicar 1 capítulo a pastores que também foram feridos espiritualmente. Penultimo capítulo do livro, 1 página antes de chegar ao mesmo, pensava comigo mesmo: "tudo bem, mas tem muito pastor arrebentado por aí. Tem muito pastor que foi moído por uma liderança doente, uma igreja doente, um povo doente...". Voilà, lá estava.
É
um livro que indico. Quem quiser le-lo como obra polemica, desista. Não o é! Ela só faz expor a realidade que tantos apontam e muitos mais ignoram. Leia-o para confirmar aquilo que, acredito, você já sabe: tem muita gente arrebentada por picaretas, que não quer mais saber de Deus, de igreja, da irmandade evangélica... tudo por causa de pasotres miseráveis e salafrários que dizem fazer o que fazem em Nome de Deus, e no nome dele justificam seus atos sujos.
Boa leitura.
Feridos em Nome de Deus.
Marília de Camargo César
Ed. Mundo Cristão

Leitura do dia: Salmo 40, 54 / Salmo 51 / 1 Samuel 31:1-13 / Atos 15:12-21 / Marcos 5:21-43

4 comentários:

  1. Geisel!

    Otima dica e ótima resenha. Vou buscar o livro.

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Li o livro e recomendo.
    Para completar o tema, sugiro as seguintes leituras: Supercrentes e Evangélicos em crise, de Paulo Romeiro, Neuroses ecelsiásticas, de Karl Kepler. São temas que estão muito ligados.

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor Jesus,
    Excelente esta postagem, e o conteúdo deste abençoado Blog !
    Já estou seguindo com certeza, e já indiquei para alguns amigos e vou continuar a divulgar. Vai ser vitórias para todos!

    Aproveito a oportunidade
    Para lhe convidar para ser
    Mais um amigo da “ROCHA”

    www.afamilianarocha.blogspot.com
    www.cristinaalvescantora.blogspot.com

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu querido irmão, pelo compromisso da excelência em cada matéria postada.
    Que o doce Espírito Santo continue a usá-lo como vaso de bençãos.
    É uma honra apreciar excelentes mensagens.
    Uma semana abençoada ao amado irmão e família.
    Muita paz e saúde.

    Deixo o convite para visitar-me e participar do meu humilde blog, será uma honra tê-lo como seguidor.

    Em Cristo,

    ***Lucy***

    ResponderExcluir