segunda-feira, 22 de junho de 2009

DEUS DISCIPLINA. ELE É FIEL

Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade. Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram.
Salmo 89. 30-34

O Salmo 89 nos chama a atenção por diversos motivos, convém, porém, abordar apenas um deles aqui: faz referência ao cuidado de Deus para com aqueles que são seus, que desfrutam de suas promessas.
O escritor o inicia bendizendo a Deus e exaltando-o por sua grandeza e fidelidade, até o ponto que se volta para uma situação mais particular: faz referência à eleição de Davi, por parte do Senhor, bem como de sua posteridade, como uma espécie de introdução ao clamor pelo socorro de Deus que fará logo a seguir, na terça parte final do salmo.
Devemos olhar para as palavras de Deus ali registradas: referem-se à sublime verdade: Deus não retira sua graça, não anula sua promessa, não volta atrás na aliança feita com seus servos; porém isso não invalida seu cuidado disciplinador para com aqueles que são dele.
Muitos cristãos não conseguem associar a vida cristã à disciplina de Deus. Falamos sobre tudo, quanto à graça, pouco, e, menos ainda sobre juízo de Deus. O Senhor traz juízo não só sobre os iníquos. O Senhor traz juízo também sobre os seus. A diferença é que para um, na maioria das vezes é condenatório, para outro, sempre aperfeiçoador.
Devemos entender que Deus cura a alma do pecador, que o Senhor o traz para mais próximo de si, muitas vezes, com ações disciplinadoras. A própria Escritura registra: "Disciplino e repreendo a todos quanto amo."
É importante observar o texto colocado acima: "trarei juízo, trarei vara, mas jamais retirarei minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade..." A disciplina de Deus é fruto de seu amor. Se não andamos justa e retamente, o Senhor nos trará novamente para junto de Si, como fruto de misericórdia e graça por nossas vidas, ainda que o instrumento seja a vara, a disciplina.
Se necessário for, que venha a correção do alto e que permaneça sobre nós a sua bondade e fidelidade, para que continuemos a caminhar cada vez mais junto à cruz de Cristo.
Oração: Pai, dá-me entendimento para compreender a correção de tua mão, para que não continue andando no erro, mesmo afligido pela dor. Que quando tua vara pesar sobre mim, possa eu retomar o santo caminho do Senhor e amar esse teu santo cuidado para comigo. Por Cristo Jesus nosso Senhor, amém.
Texto do Dia: Segunda – 22/06: Salmo 89:1-18 / Salmo 89:19-52 / 1 Samuel 5:1-12 / Atos 5:12-26 / Lucas 21:29-36

Nenhum comentário:

Postar um comentário