quinta-feira, 4 de junho de 2009

DO SABER E DO PRATICAR

Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus
Salmo 50.22

O Salmo 50 é um salmo de julgamento. O texto apresenta Deus convocando terra e céus para trazer seu juízo.
Na primeira metade dos salmos, Jeová chama à sua presença aqueles que com ele fizeram, estabeleceram aliança, os quais chama de seus santos. No decorrer do texto, Israel aparece, como objeto de julgamento de Deus. Parece haver uma diferenciação entre os santos de Deus e Israel (como nação), pois na assembléia de juízo que parece ser aqui constituída, Deus se apresenta contra a nação. Vale notar que o Senhor se posta contra ela não por sua prática religiosa -seus sacrifícios e holocaustos-, pois no final das colocações do Senhor contra Israel, Ele acrescenta: "Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo -vs 14". Parece ser uma chamada a reconhecer os feitos de Deus, bem como seu cuidado -sacrifícios de ações de graças- bem com oum chamado para a obediência -cumpre pois os teus votos para com o Altíssimo-. A colocação seguinte é a consequência do adotar desse viver realmente piedoso: "invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei; e tu me glorificarás".
Na continuidade do texto, Deus deixa claro o pecado que está sendo digno de seu juízo: o conhecer -saber- e não praticar! "Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança, uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas palavras?" Fica clara a separação: este segundo grupo é chamado de ímpio. Não porque pertencesse a outra nação, não porque era parte do grupo dos "gentios". Era parte sim do povo de Israel -quem é aqui objeto de julgamento-, com a diferenciação que conhecia as leis de Deus mas não as praticava. De que serve conhecer sobre Deus se de Deus rejeita-se as Palavras?
Tal rejeição é apontada não por um confessar aberto de se abominar a Deus e as coisas que a Ele se referem, mas sim pelos atos: "Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te associas. Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos. Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua mãe." Não são palavras negativas que rejeitam a Deus. A questão em julgamento são atos que verdadeiramente negam o Altíssimo e seu real conhecimento.
Existe uma grande diferença entre saber e fazer. A Escritura, de capa a capa, disso testemunha. O fato é que saber dissociado de fazer, o conhecer dissociado do praticar tem apenas uma consequência: juízo! Devemos, entretanto, atentar do que fala o restante do texto: "Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista. Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace, sem haver quem vos livre. O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus." Deus intima, apresenta o julgamento e oferece sua graça. Chama o objeto de seu juízo a considerar sua realidade e a iminência do julgamento, para que se arrependa antes que de fato as consequências de seus atos sejam sobre si: "Considerai, vos que vos esqueceis de Deus, para que não vos despedace..." ou seja, há tempo para mudar, há tempo para se alcançar a graça.
Sejamos pois sábios, consideremos nossas vidas: há uma dissociação do saber e do praticar? Nossas palavras, nosso conhecer de Deus, são transformadas em atos de piedade? Que Deus tenha piedade de seu povo e que sobre nós repouse sua graça.
Oração: Senhor, tenha misericórdia de mim, pecador. Guarda-me de ter apenas o conhecimento morto, que não redunde em atos de piedade e vida de temor ao Senhor. Que seja eu encontrado entre o número daqueles que a ti oferecem sacrifícios de louvor e que de ti aguardam o socorro em tempo oportuno. Por Cristo Jesus, amém."
Leitura do dia: Quinta – 04/06: Salmo 50, Salmo [59, 60] ou 8, 84, Deuteronômio 16:18-20, 17:14-20, 2 Coríntios 8:1-16, Lucas 18:1-8
Salmos do dia: 24 ao 29

Nenhum comentário:

Postar um comentário