quinta-feira, 28 de maio de 2009

FAZE ISTO E VIVERÁS

faze isto e viverás
Lucas 10.28



O que fazer para ser salvo? Essa foi justamente a interrogação do doutor da lei a nosso Senhor Jesus Cristo. Como bem sabemos, os religiosos da época de Cristo, fundamentalistas no sentido mais negativo da palavra, atribuíam sua salvação a uma obediência própria-julgada por eles- perfeita da lei, que criam piamente serem os exemplos de tal observação.
A parábola onde encontra-se nosso texto responde à pergunta do doutor da lei: quem é meu próximo? A resposta acerca do que fazer para ser salvo, já havia sido dada pelo próprio religioso judaico: "...amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo."
Quando Cristo afirma: "faze isto e viverás" deixa claro um fator: a vondade de Deus é o caminho da vida.
Não a religiosidade cega e sem propósitos. Não a religiosidade ignorante que retribui ao próprio ego. um viver satisfatório segundo preceitos que julga serem os mais importantes. Não a religiosidade que existe para ser vista, mas a fé que é uma resposta ao querer de Deus, que, claro, só pode responder a essa vontade uma vez alcançada pelo próprio Senhor. Fazer a vontade de Deus é andar no caminho da salvação, não da religiosidade vazia, mas da verdadeira piedade.
Oração: Pai de misericórdia, que tua graça salvadora possa alcançar cada coração que distante anda de ti, para que, por teu favor, possa viver a verdadeira piedade, cumprindo tua santa vontade. Como homens falhos e pecadores somos absolutamente incapazes, por nós mesmos, de cumprir teu querer, por isso te pedimos: alcança, transforma e capacita o coração perdido para que possa obedecer a ti. Por Cristo Jesus, amém.

Leitura do dia: Quinta – 28/05: Salmo 105:1-22 / Salmo 105:23-45 / Ezequiel 18:1-4, 19-32 / Hebreus 7:18-28 / Lucas 10:25-37

Nenhum comentário:

Postar um comentário